31 de jan. de 2008

justiça federal suspendeu por liminar as cotas na UFSC

Jornal de Debates hoje...
A justiça federal suspendeu por liminar as cotas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), de forma que os candidatos aprovados por cotas perdem o direito à vaga, se tiverem pontuação menor que a dos demais vestibulandos. O presidente da Coperve (Comissão Permanente dos Vestibulares) da UFSC, afirmou que vai recorrer da decisão, pois a UFSC tem autonomia universitária e por isso criou o sistema de cotas. O Jornal de Debates quer saber: a política de cotas nas universidades brasileiras é justa?Edson Paes acha que as cotas são justas. Ele diz que a raça negra foi prejudicada durante muitos séculos e, com o sistema de cotas, estaremos devolvendo as oportunidades que lhe foram tiradas.Claudia Pinheiro é negra e diz que é contra as cotas, pois o que faz a pessoa ser mais ou menos inteligente não é a cor da pele nem a posição social, mas sim o sistema educacional desigual.

Também sobre racismo, na última Super (Fev/08), entrevista do lingüista John McWorther, autor de Losing the Race: Self-Sabotage in Black America (“Perdendo a Corrida/Raça: Auto-Sabotagem na América Negra”), onde afirma que o pior problema dos negros é a própria vitimização.

Não por eu ser branco, eu sou contra o sistema de cotas, concordando com a Claudia (acima) que o problema no Brasil é o sistema educacional desigual, a desigualdade entre as escolas dos pobres e da classe média, entre a desigualdade que obriga o pobre estudioso a ter que trabalhar para sobreviver e não poder entrar ou concluir a faculdade (o governo quer mudar isso com o PROUNI, mas esse dinheiro é todos - na minha opinião, e seria melhor se fosse bem aplicado em universidade públicas).

Aliás, falando em ser branco ou de qualquer "raça" muitos cientistas concordam que somos de uma única raça, pois poucos genes diferem entre os vários tipos de indivíduos humanos. O que não impediu o surgimento da genealogia genética. Rastreando nossa árvore genética, segundo estes cientistas, iremos descobrir que somos todos primos (não irmãos!). Artigo recente sobre isso na Carta Capital http://www.cartacapital.com.br/edicoes/479/em-busca-de-pedigree (na íntegra somente na edição impressa).

Nenhum comentário: