30 de jan. de 2008

Da série Não compre: Fraude no peso de frangos congelados

Da série: Não compre!
Consumidores estão sendo enganados quando compram frango inteiro congelado. O Jornal da Band mostrou um "caso real", onde quase a metade do peso do frango congelado comprado acaba indo parar no ralo. Como mostrou o jornal: "O frango sai da granja com dois quilos. Mas, depois de abatido, no frigorífico, é colocado na água gelada para que haja uma absorção maior de líquido. Depois recebe injeções de água e proteína para ganhar peso. Ou seja, o frango que chegou vivo no abatedouro tinha esse tamanho e depois de congelado foi parar no freezer do supermercado, com até um quilo a mais. O procedimento não traz riscos à saúde, mas sim ao bolso."

Mais sobre frango pode ser lido no Monitor das Fraudes: Fraude pode ser maior no frango temperado. Esse eu nunca comprei - cheira enganação!

O interessante é que as denúncias são antigas - o que o jornal também mostrou. Uma consulta ao Google com frango fraude mostra como primeiros links de Clipping Min Planejamento: O Globo, 10/08/2005; Viaseg, 11/06/03; O globo online, 20/09/2006; e por aí vai. Bem!

Aqui em casa minha esposa não compra frango inteiro porque dá trabalho pra desossar e "sobram" muitas partes que só serviriam para sopa ou canja! Quem compra frango inteiro pode estar comprando porque é mais barato, e o congelado mais barato ainda - ou seja, os mais pobres. Minhas conclusões (a comprovar): O barato está na verdade saindo mais caro; Os pobres novamente estão sendo prejudicados.

Nenhum comentário: