1 de mar. de 2008

Blogueiros promovem ‘Google bomb’ para série de Nassif sobre Veja

Do Comunique-se

A série de reportagens que Luis Nassif publica na web sobre a revista Veja ganhou um aliado extra na divulgação: blogs simpáticos à iniciativa do jornalista promovem um Google bomb na página com a série. Espécie de protesto virtual, a ação consiste em estabelecer um grande número de links para a série no termo “Veja”. As referências são detectadas pelo Google, que aumenta a relevância do endereço em uma busca.

No início da semana, uma busca por “Veja” no Google trazia o trabalho de Nassif na terceira referência de resultados. Na sexta-feira (29/02), a série era a quinta referência sugerida em uma busca. Segundo o Techorati, 446 blogs já linkaram a página.

“Eu duvido que aumente a visibilidade, mas isso mostra que na internet, o jogo é outro. Há a possibilidade de reação”, afirma Lucia Freitas, do Ladybug, um dos blogs que encamparam a ação. A idéia do Google bomb da série surgiu no Bender Blog, de Daniel Bender.

Lucia informa que Nassif não pediu ao blogueiros que promovessem a manifestação. O jornalista também diz que não pediu, mas já alertava sobre a possibilidade no primeiro post da série.

Nenhum comentário: