28 de jul. de 2006

Mais um movimento para melhorar o Brasil

Vemos mais um movimento para melhorar o país - Movimento Brasil Melhor. O Brasil pode ser mais justo com um governo mais eficiente. A redução do número de deputados federais pode gerar ganhos financeiros com despesas. Mas é bom lembrar que também deve ser modificada a forma como o Executivo governa o país, a forma como as leis (poucas de fato) são feitas (lembrar das MPs), a forma como o dinheiro público é arrecadado (de cima para baixo) e mal distribuído (mal gasto), etc. E como garantir que os recursos economizados no poder legislativo irão para prioridades do Executivo?
A tese de que a redução de deputados "geraria a eleição de pessoas mais bem qualificadas" é perigosa. Então não seria melhor separar o país em dois (Brasil do Norte e Brasil do Sul)? Isso pode ajudar na geopolítica continental reduzindo o poder do maior país "rico" e único de língua não espanhola! Ou exportar 2/3 da população "não qualificada" para os países vizinhos (melhorando as condições para uma integração latino-brasileira) ou então para a África? Afinal o Brasil cresceu muito (em qualidade) com os imigrantes no século passado. Então, não pode ser uma tese perigosa?
Outra tese frouxa é a de que o nepotismo é simplesmente um problema de organização política ou de legislação. Sim, provavelmente temos cargos de confiança em excesso. Mas acreditar que com sua redução o "Estado brasileiro seria mais bem administrado"?
Eu quero fazer este país melhor, mas precisamos mais do que isso. E vamos buscar - eu sou otimista.

Uma perguntinha: porque o dominio é .org e não .org.br?


Nenhum comentário: