23 de jun. de 2006

CEPE aprova criação da Engenharia de Produção na UFPR (em primeira mão)

CEPE aprova criação da Engenharia de Produção

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou agora a pouco por unanimidade a criação do Curso de Engenharia de Produção. Agora o processo irá para o Conselho Universitário. O Curso de Engenharia de Produção ofertará 40 vagas na primeira turma, já para 2007, em período diurno. A Engenharia de Produção será um curso inter-setorial, dos Setores de Ciências Exatas e Tecnologia. Os professores deste novo curso estão lotados em vários departamentos, uma vez que o curso é multidisciplinar. Entre estes participam do curso os departamentos de Matemática, Desenho e Estatística (Exatas), Engenharia Mecânica e Construção Civil (Tecnologia) e Gestão da Informação (Sociais Aplicadas) na parte específica do curso.

O engenheiro de produção é um engenheiro com conhecimentos técnicos de gestão e de matemática capaz de gerir sistemas produtivos levando em conta os aspectos multidisciplinares necessários a esta tarefa. Pode-se definir também a engenharia de produção, de uma forma pragmática, como sendo o curso que prepara os estudantes a resolver os problemas práticos de uma empresa industrial ou de serviços de forma mais definitiva, ou seja, de forma a que eles não surjam a curto prazo novamente.

A demanda pelo curso de Engenharia de Produção, em suas diferentes áreas de atuação, é crescente, com grande potencial do mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção no Paraná, constituído de indústrias de diferentes áreas, por exemplo, a indústria automobilística e de autopeças, a construção civil, a indústria cosmética, o setor financeiro, a mineração e a agroindústria. Considere-se ainda que no Paraná poucas universidades oferecem este curso e, entre as Instituições Federais de Ensino Superior somente a do Paraná ainda não oferece. Segundo dados do MEC (INEP) existem hoje no Brasil 215 cursos de Engenharia de Produção nas diversas áreas de atuação, sendo 13 no Paraná.


Ricardo Mendes Junior
23/06 11h19

comentários para o meu e-mail.


Nenhum comentário: